segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A vida da gente, da gente quem?

 E hoje estréia mais uma novela.
 Eu particularmente não sou grande fã de novela, acho uma perda de tempo assisti-las e gostaria de ter me dado conta disso mais cedo na vida.
 Mas se você fizer muita questão, basta ver a primeira e a última semana. Entende-se tudo, não perde-se nada, principalmente o seu tempo.
 Como não vivo em uma caverna não pude deixar de notar que em 'A vida da gente' Fernanda Vasconcelos interpretará novamente uma mocinha, e novamente uma mocinha que engravida assim meio na base do sem querer querendo, como diria o Chaves.
 E isso me espanta, muito.
 Não porque mocinhas de novela não devessem engravidar, não porque Fernanda interpretará mais uma mocinha, coisa que se eu muito não me engano ela vem fazendo desde que começou na televisão.
 Não! Me assusta porque sei o quanto isso é comum não só na ficção.
 Jovens, e jovens não tão jovens, engravidando assim meio sem querer querendo e nem entrarei na questão de planejamento familiar, que na minha opinião é importante e deveria ser levado mais a sério pelas pessoas de modo geral.
Oh não! Imagina, como falar em planejamento familiar entre jovens se você se quer consegue convencê-los a usar camisinha? De fato impensável!
 Mas me assusta muito pensar que se estão engravidando no sem querer querendo é porque, de fato, não estão usando preservativo e se não estão usando preservativo poderiam pegar inúmeras doenças, de HIV a sífilis, passando pela gonorreia e o HPV, para ficarmos só nas mais famosas.
 Isso é surreal e assustador.
E quero saber quando teremos uma mocinha de novela que não engravide sem querer, que priorize os estudos, a carreira e a estabilidade financeira antes de decidir ter um filho.
 Quero saber quando não haverá mais chororô porque ninguém quer saber da sua gravidez. É claro que ninguém quer saber. Ao menos na novela, pelo que entendi das chamadas, você, uma tenista com futuro promissor, viverá um romance rápido e mais rápido ainda ficará gravida.
 Querida no seu lugar nem eu ia querer saber dessa gravidez mas isso já é assunto para outro post.
 Isso é a vida da gente? Da gente quem?
 Desse massa imensa de mulheres, que cedo demais na vida fracassa nos estudos, se vê sem perspectivas, aceita se relacionar com parceiros não tão legais porque acredita não conseguir nada melhor? Que chega aos vinte e três anos de idade com dois filhos, ou mais,  para criar? Que delega aos outros as escolhas sobre o próprio destino?
 Dessa massa de gente irresponsável que pensa que ter filho é brincar de boneca e casar é brincar de casinha?
 Oh céus! Só lamento por todos nós se essa é a vida da gente!

Nenhum comentário: